Acupuntura ajuda a preservar a memória

2

De acordo com um novo estudo, pacientes com perda cognitiva submetidos à técnica tiveram melhor desempenho em testes de cognição

A acupuntura pode ajudar a preservar a memória de pessoas com comprometimento cognitivo leve. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico BMJ Acupuncture in Medicine, o tratamento pode até reduzir o declínio da memória durante as fases iniciais de demência.

Pesquisadores da Universidade Wuhan, na China, revisaram cinco estudos já publicados sobre o assunto, com um total de 568 pacientes. Todos os participantes tinham comprometimento cognitivo leve (CCL), condição caracterizada pelo declínio da memória e de outras funções cognitivas. Entretanto, essa perda ainda não impede que a pessoa realize suas tarefas diárias, mas, geralmente, o diagnóstico de CCL antecede um de demência.

Os resultados mostraram que os participantes que faziam acupuntura tiveram uma pontuação 10% maior em testes de cognição do que aqueles que foram submetidos somente ao tratamento padrão com medicamentos.  Segundo os autores, os resultados foram ainda melhores na associação entre acupuntura e medicamento, desde que a técnica seja aplicada três vezes por semana, durante, pelo menos, dois meses.

“A acupuntura tem um efeito significativamente positivo na função cognitiva e da memória”, concluíram os autores.

Fonte: http://veja.abril.com.br/