Acordo assinado permitirá recomposição do Cerrado no Distrito Federal

Evento em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado foi marcado pela assinatura do termo voltado à proteção do bioma

O Ministério do Meio Ambiente assinou, nesta segunda-feira (11), acordo para recomposição da cobertura vegetal no Distrito Federal. O Dia Internacional do Cerrado foi escolhido para o anúncio da medida que reforça a proteção do bioma.

Na ocasião, na Câmara dos Deputados, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou o papel das comunidades tradicionais para a conservação do cerrado em território nacional e considerou que as ações poderão servir de modelo para os demais estados do País.

O acordo de cooperação técnica foi assinado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), e pelo Governo do Distrito Federal para apoio na gestão de recursos destinados ao programa distrital Recupera Cerrado, que apoia métodos inovadores de recomposição do bioma.

Estudos

Durante o encontro, o MMA informou que realiza levantamentos de áreas prioritárias para a revitalização de bacias hidrográficas em uma região que compreende diversas nascentes no bioma. O objetivo é definir ações com foco na recomposição da cobertura vegetal, na regularização fundiária, na gestão integrada e no uso e na ocupação do solo.

Medidas voltadas para a sustentabilidade no Cerrado e perspectivas com a bioeconomia foram questões também discutidas por representantes da sociedade civil e de centros de pesquisa.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente